O Mendigo, o Imperador e Suas PalavrasTIBICUERA PRODUÇÕES
Estreia 2011
Ficha Técnica:
Encenação, concepção de luz, cenário e figurino - Everaldo Nascimento
Assistente de encenação e direção musical - Altamir Furlane
Sonoplastia e projeto gráfico - Luiz Furlane
Operação de luz e som - Hugo Sodré
Costureira - Maria Jusley (D. Nega)
Confecção de cenário - Fábio de Lima Santos
Fotografia - Tom Boechat
Elenco:
Altamir Furlane
Everaldo Nascimento
Sinopse:
“O Mendigo, o Imperador e suas Palavras” é uma adaptação livre, baseada e inspirada no texto didático infanto-juvenil do dramaturgo alemão “Bertold Brecht (1898-1956): “O Mendigo ou O Cachorro Morto” (1919).
“A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros.” (Vinicius de Moraes); Essa é uma das definições para essa encenação.
O encontro de dois personagens, no velório das palavras “Ordem e Progresso” e “Trabalha e Confia”, que aparentemente parecemestar mortos no dia a dia das pessoas. O Imperador prepotente e feliz por ter derrotado um adversário e o Mendigo que está sofrendo com a morte de seu cachorro. Os dois travam uma discussão onde se evidenciam diferentes universos de vida, pontuador com músicas e poesias.
Bertold Brecht reflete em suas obras os problemas fundamentais do mundo atual, a luta pela emancipação social da humanidade. Ele se caracterizou pelo teatro épico e didático, em cunho narrativo e descritivo cujo tema era apresentar os acontecimentos sociais em seu processo dialético: diverte e faz pensar.
Fonte: Blog Teatro Capixaba


Obrigadíssimo, Fabio!!!
ResponderExcluir